sábado, 30 de agosto de 2014

Parabenos fazem mal para a saúde?

O que são parabenos?
Parabenos são conservantes usados ​​em produtos de cabelo, pele, alimentos e produtos farmacêuticos. Os parabenos mais comuns que você vai encontrar nos rótulos dos seus produtos de beleza serão metilparabeno, propilparabeno, e butylparaben.

 
(Conservantes: Parabenos usado em cápsulas de Ômega 3)
 
(Conservantes: Parabenos usado em creme corporal hidratante)

Por que os parabenos são usados ​​nos cosméticos?
Eles impedem o crescimento microbiano, evitando que haja contaminação dos produtos.

Porque os parabenos são vistos como sendo nocivos para a saúde?
Um estudo realizado em 2004 detectou parabenos em tumores de mama ( Darbre, no Journal of Applied Toxicology ). No entanto, este estudo deixou muitas perguntas sem resposta.
Em 2005, a avaliação Cosmetic Ingredient decidiu reabrir a sua avaliação de segurança para parabenos e novamente chegou à conclusão de que “não há nenhuma evidência para apoiar que este ingrediente seja prejudicial para os consumidores."
 Segundo a FDA (órgão que fiscalizar alimentos e medicamentos nos EUA) “Acredita que no presente momento não há nenhuma razão para que os consumidores possam se preocupar com o uso de cosméticos que contenham parabenos em sua composição."
Já a ANVISA (Agência Nacional de Segurança Sanitária) afirma que as fórmulas comercializadas atualmente que usam parabenos estão sob controle, pois apresentam quantidade dentro dos limites de uso.

Existem outras opções para substituir os parabenos?
Existem outros ingredientes que podem ser utilizados no lugar de parabenos para preservar produtos tais como extrato de semente de toranja, fenoxietanol, sorbato de potássio, ácido sórbico, tocoferol (vitamina E), vitamina A (de retinilo) e vitamina C (ácido ascórbico). 

Considerações Finais:
Em virtude de tudo que tratamos anteriormente só você pode decidir se deve ou não continuar usando produtos que contenham parabenos em sua composição. Haja visto que até o presente momento não existe comprovação científica de fato de que os parabenos possam ser prejudiciais para a saúde, assim como não há nenhuma proibição ou restrição de uso pelo menos não aqui no Brasil.
Independentemente de escolher ou não optar por usar produtos que contenham parabenos, temos que ter em mente que algum tipo de conservante deve ser usado para evitar bactérias, mofo e crescimento de leveduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário