quarta-feira, 29 de julho de 2015

Rotina de Cuidados do Cabelo Crespo/Cacheados Para Crianças

Ultimamente eu tenho recebido um grande número de mensagens de mães de crianças com o cabelo crespo/cacheado natural que tem uma grande dificuldade de como cuidar do cabelo dos seus filhos (as). Por isso resolvi criar esse post com o intuito de auxiliar as mamães com algumas dicas de como cuidar dos cabelos das crianças para mantê-los saudáveis.

Assim como a nossa rotina de cuidados do cabelo exige algumas etapas básicas como limpeza, condicionamento, hidratação e desembaraçar, as mesmas etapas também podem ser aplicadas para as crianças, porém com a diferença de alguns produtos.

Rotina Básica de cuidados do cabelo para crianças
Limpeza
A higienização do couro cabeludo é um dos passos fundamentais para manter o cabelo das crianças saudáveis.  No inverno lavar o cabelo 2 vezes por semana é o suficiente se o seu cabelo não for muito sujo, no verão pode lavar o cabelo com mais frequência.
Use um shampoo de limpeza suave durante a semana e invista em um shampoo de limpeza mais profunda 1 ou 2 vezes no mês.

Dica: Caso esteja usando um shampoo de limpeza profunda antes de lavar o cabelo da criança faça o método Pré-Poo, que é aplicar um pouco de óleo vegetal em toda a extensão do cabelo minutos antes de lavar o cabelo, para evitar o ressecamento dos fios.

Condicionamento
Depois de enxaguar o shampoo do cabelo, retire um pouco do excesso da água e aplique uma generosa quantidade do condicionador no comprimento do cabelo, nunca próximo à raiz. Você pode usar os dedos ou um pente de dentes largos, para desembaraçar o cabelo mecha por mecha. Desembaraçar o cabelo e enxaguar o condicionador completamente.

Hidratação
A hidratação é um passo fundamental para manter o cabelo macio, com brilho e hidratado. Tente hidratar o cabelo do seu filho (a) pelo menos 1 vez na semana. Aplique a máscara de hidratação no comprimento do cabelo mecha por mecha enluvando, coloque uma touca plástica e deixe agir 30 minutos e enxágue.
Faça hidratação ou nutrição 1 vez na semana e invista em uma reconstrução 1 vez no mês é o suficiente para manter o cabelo forte e saudável. Você pode também fazer as hidratações caseiras aqui do Blog.

Hidratante Diário/Desembaraçar
É muito importante pentear diariamente o cabelo da criança para evitar que o cabelo fique muito embaraçado, esse cuidado diário vai evitar que a criança sofra ao desembaraçar o cabelo.
Dependendo de como o cabelo é seco, hidrate o cabelo apenas 1 vez por dia ou até mesmo 3 a 4 vezes por semana já é o suficiente.
Para o hidratante diário o método LOC é perfeito, para isso, borrife um pouco de água no cabelo e aplique um pouco de óleo vegetal, em seguida aplique o creme de pentear.  Desembarace o cabelo mecha por mecha usando um pente de dentes largos.
Finalize o cabelo com você preferir, faça qualquer um penteado usando tranças ou twist que vai proteger o cabelo de ficar embaraçado ou deixe o cabelo secar livremente.

Tudo isso se resume em
Para manter o cabelo crespo/cacheados das crianças, é preciso criar uma rotina que incluam limpeza, condicionamento, hidratação e desembaraçar. O que varia é a frequência de cada etapa da rotina. Com o tempo e algumas experiências você vai encontrar o que funciona melhor para o cabelo do seu filho (a).

SUGESTÕES DE PRODUTOS PARA CRIANÇAS

Natu Hair S.O.S Kids Skafe
Cachos definidos e com balanço natural como você sempre quis! O tratamento nutritivo especialmente desenvolvido para o cuidado dos cabelos, delicados, crespos, cacheados ou volumosos das crianças. Proporciona cachos definidos e com balanço natural.
A linha é composta por shampoo (300 ml), condicionador (300 ml), creme para pentear (300 ml), máscara de reconstrução (350 g) e manutenção intensiva (300 g).

Kanechom Kids
Desenvolvida especialmente para as crianças, a linha Kids Kanechom contém proteínas e fórmula suave, com pH neutro. Proporciona hidratação e brilho para os cabelos. Fórmula testada e aprovada dermatológica e oftalmologicamente para garantir a segurança das crianças.
A linha é composta por shampoo (350 ml), condicionador (350 ml), máscara (1000 g) e creme para pentear (300 ml).

Obs.: Se a criança for muito pequena evite usar produtos para o cabelo de adulto que não sejam destinados especificamente para elas, mesmo que esses produtos funcionem bem em seu cabelo.  As crianças tem o couro cabeludo mais sensível e ao usar um produto que não foi feito para elas pode ocasionar algum tipo de alergia como irritação, coceira ou descamação do couro cabeludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário