sábado, 30 de maio de 2015

Dicas para Crescer um longo e Saudável Cabelo Natural

Inspiração Cabelo Crespo Natural Longo: Dephne Madyara

Primeiramente precisamos desmistificar o mito de que o cabelo crespo não cresce. Se isso fosse verdade as pessoas não precisariam relaxar o cabelo a cada dois ou três meses porque a raiz cresceu.
O grande problema é que muitas pessoas têm dificuldade em reter comprimento, o cabelo vive quebrando devido a relaxamentos, alisamentos, tinturas, escovas, chapinha, má alimentação, distúrbios hormonais, enfim são inúmeros fatores que pode ocasionar a quebra. Ou seja, o cabelo enfraquecido vive quebrando e a pessoa não consegue alcançar um grande comprimento.

ENTRE OS MOTIVOS QUE INFLUENCIAM NO CRESCIMENTO DO SEU CABELO ESTÃO:

FATOR GENÉTICO X CRESCIMENTO DO CABELO
A Genética definitivamente desempenha um papel significativo no crescimento do cabelo. Os fatores genéticos são responsáveis ​​por determinar a densidade, o comprimento, a cor e a textura do cabelo. Mas calma genética não é tudo!

PRODUTOS PARA O CRESCIMENTO CABELO
A maioria das mulheres vivem procurando produtos milagrosos para o crescimento rápido do cabelo. Porém em se tratando de cabelo é preciso ter paciência. Produtos para o crescimento capilar tem como principais finalidades hidratar, nutrir e fortalecer o cabelo, com um cabelo fortalecido não haverá quebra, não havendo quebra, você reterá comprimento (cabelo mais longo).
  
CRESCIMENTO DO CABELO CRESPO
Caso o seu cabelo seja crespo você terá mais dificuldade em reter comprimento, isso porque quanto mais crespo o cabelo mais voltas ele terá. Com isso o óleo natural do couro cabeludo não chegara até as pontas dos fios com a mesma facilidade que um cabelo liso por exemplo. Como resultado, seu cabelo pode ficar mais seco, frágil e propenso à quebra.

Porém isso não significa que o cabelo crespo não possa crescer tão longo quanto qualquer outro cabelo. Isso significa apenas que o cabelo crespo é mais frágil e precisa de mais atenção e cuidados para combater a secura e evitar a quebra.


Outro mito é de que o cabelo crespo é mais forte, porque aparentemente é mais grosso. Pelo contrário o cabelo crespo é mais frágil do que o cabelo naturalmente liso ou encaracolado, isso se devido principalmente porque o cabelo crespo retém menos umidade, por isso o cabelo fica constantemente seco mais propenso à quebra.


ALIMENTAÇÃO E VITAMINAS PARA CRESCIMENTO DO CABELO
Não é segredo que para alcançar um cabelo brilhante, forte e longo você precisa ter uma alimentação saudável. Para que o cabelo crescer resistente ele precisa receber nutrientes de dentro para fora. Para ajudar no fortalecimento e crescimento do seu cabelo veja alguns dos nutrientes encontrados nos alimentos que são essenciais como: proteína, biotina, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, Zinco e ferro.
Com relação à suplementação de vitaminas, apesar de que alguns suplementos não precisar de prescrição médica o ideal é consultar um especialista.

ESTILOS DE PROTEÇÃO PARA CRESCIMENTO DO CABELO
Estilos de proteção são penteados como twist, coquinhos tranças rasteiras e soltas, tranças sintéticas, uso de lace (perucas) que irão proteger o seu cabelo. Eles não ajudam diretamente o cabelo crescer mais rápido, mas eles ajudam a reter comprimento, porque você não estará constantemente manipulando o seu cabelo.

MASSAGEM NO COURO CABELUDO PARA CRESCIMENTO DO CABELO
Se você massagear o seu couro cabeludo com as pontas dos dedos (nunca use as unhas) por pelo menos 1-5 minutos por dia você criará um habito saudável que vai aumentar o fluxo sanguíneo nessa região, que por sua vez vai estimular o crescimento capilar.

CRESCIMENTO CAPILAR: CABELO NATURAL X CABELO RELAXADO
Não existe nenhuma evidencia de o cabelo relaxado cresça mais rápido ou mais lento que o cabelo natural. O que ocorre é que quando o cabelo é relaxado, ele fica mais frágil, mais suscetível à quebra. Caso não se tome os cuidados necessários o cabelo ficará constantemente enfraquecido, ocasionando a quebra e a não retenção do comprimento. O mesmo pode acontecer com o cabelo natural, caso não seja tratado corretamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como vimos existe um conjunto de fatores para que o cabelo possa crescer saudável, entre eles estão: genética, alimentação, vitaminas, estilos de proteção, além de cuidados diários e muita paciência.

Se mesmo assim você não notar mudanças significativas no crescimento do seu cabelo, consulte o seu médico para discutir possíveis causas, como uma deficiência nutricional, estresse, disfunção da tireóide ou desequilíbrio hormonal.

Conheça um pouco mais sobre a Dephne Madyara:  BlogYouTube - Facebook

2 comentários:

  1. Meu cabelo é 4c e vivo me perguntando porque meu cabelo não cresce! Gostei das dicas vou cuidar melhor do meu 4c.

    ResponderExcluir
  2. Meu cabelo é afro(bem enrolado)4c e ñ cresce, vou tentar essas dicas e me inscrever agora! Obrigada.

    ResponderExcluir