sábado, 22 de abril de 2017

MINHA ROTINA CAPILAR: CABELO CRESPO 4C


Após 3 anos de cabelo natural eu acabei aprendendo entre erros e acertos o que melhor funciona para o meu tipo de cabelo. Essa é a minha rotina de cuidados com o meu cabelo tipo 4C, você pode adaptá-la para sua necessidade.

PRÉ-LAVAGEM
Eu costumo usar um shampoo com ou sem sulfato, porém sempre alguns minutos antes de qualquer lavagem eu costumo fazer pré-poo, que é aplicar um pouco de óleo vegetal nos fios e no couro cabeludo para evitar o ressecamento.  

LAVAGEM
Basicamente eu lavo o meu cabelo a cada 4 a 5 dias, usando um shampoo de limpeza mais suave.

HIDRATAÇÃO
Após remover o shampoo do cabelo, eu aplico a máscara de tratamento mecha por mecha enluvando e desembaraçando os fios com os dedos e com o auxilio de um pente grosso. Deixo agir por cerca de 30 minutos com touca plástica e enxáguo.

CONDICIONAMENTO
O condicionador eu uso no final da lavagem, aplico o produto mecha por mecha enluvando e desembaraçando os fios. Deixo agir 1 a 3 minutos e enxáguo. Coloco uma toalha no cabelo e deixo alguns minutos para absorver o excesso de água.

FINALIZAÇÃO
Normalmente costumo finalizar meu cabelo usando um creme de pentear misturado com um pouco de óleo de vegetal. Dificilmente eu deixo meu cabelo secar livremente, pois ele tende a encolher muito, além de encher de nozinhos nas pontas. Costumo finalizar meu cabelo com twist ou coquinhos, e sempre desfaço no dia seguinte.

DAY AFTER (DIA DEPOIS A LAVAGEM)
No dia seguinte após a lavagem, eu apenas desfaço os twist.

Após meu segundo dia após a lavagem, caso comesse a sentir o cabelo um pouco mais seco, eu molho o cabelo com bastante água, seco com a toalha e reaplico o creme de pentear, refaço os twist ou coquinhos, e desfaço no dia seguinte.

PRODUTOS QUE EU COSTUMO USAR
Como eu não tenho problema com quebra, queda de cabelo eu costumo fazer mais hidratações e nutrições, usando produtos baratinhos. Porém pelo menos uma vez no mês gosto de fazer uma reconstrução para fortalecer ainda mais os fios usando uma máscara reconstrutora mais potente, que não necessariamente precisa ser cara.
Eu já usei produtos dos mais baratinhos vendidos em lojas de cosméticos, supermercado e farmácias, a produtos mais caros vendidos em salões para profissionais. Obvio que os produtos para salões são mais potentes, o efeito é mais rápido, pois a cliente não pode ficar 30 minutos esperando uma máscara fazer efeito. No entanto, posso afirmar que podemos ter bons resultados usando produtos baratinhos ou caseiros, se passarmos o produto corretamente, mecha por mecha enluvando os fios e deixar agir o tempo necessário certamente teremos resultados excelentes. 

PRODUTOS QUE USO (AQUI) 

1. Esses produtos são apenas sugestões de bons produtos com preços acessíveis para cabelos crespos ou cacheados. Alguns desses produtos foram recebidos como press kit e outros comprados.
2. Aqui no Blog você encontra também inúmeras receitas de hidratações caseiras, basta pesquisar na lateral do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário